Qual o próximo curso que você faria no daModa?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Roupas condutoras de eletricidade


Esforços tecnológicos prometem a, possibilidade de roupas serem condutores de energia elétrica. Funcionando assim como carregadores, de componentes eletrônicos portáteis como o celular


Com a difusão de dispositivos móveis – Celulares, Câmeras, Ipods, Notebooks, Netbooks entre outros – e, a constante necessidade desses aparelhos no dia a dia. Um grande problema surge: A descarga desses itens e a impossibilidade de recarregá-los sem uma fonte de energia (tomada).

Por isso, estudos na área têxtil buscam incorporar elementos de nanotecnologia, entre as costuras e pregas de nossas roupas. Com a capacidade de capturar a luz em movimento, convertendo-a em energia elétrica. Posteriormente recarregando baterias leves.

O fabricante Nova Yorkino Voltaic Systems, desenvolveu bolsas mochilas e outros acessórios com placas e células solares no exterior da peça para recarga de objetos. É o caso do “Generator Solar Laptop Charger” que se utiliza de células de alta eficiência para gerar energia e assim proporcionar uma fonte para os equipamentos eletrônicos. Esse e demais produtos com tecnologia similar podem ser comprados no e-commerce da Voltaic
Mas as novidades não terminam por ai segundo afirma John P. Hines professor da Universidade Cornell em New York ediretor do Laboratório de Nanotecnologia Têxtil já existe dispositivos piezelétricos, basicamente consiste no conjunto de nanocondutores de óxido de zinco alinhados verticalmente, eles produzem pequenas cargas elétricas com atrito do tecido exercido pelo movimento do corpo ao tecido. Esse é só o começo pois muitos estudos na área têxtil de nanotecnologia estão cada dia mais avançados, buscando por materiais mais resistentes e laváveis.

Fonte: Edson Godinho (Closet Online)